A alma encantadora das ruas de Paris: “O Beijo do Hôtel de Ville”.

Autor: Oswaldo Amaral | Tags: , , ,

A foto acima, é considerada como a mais vendida da história. No ano de 1950 o fotógrafo Robert Doisneau (1912-1994) encontrava-se tomando café na Rue de Rivoli, bem em frente ao Hotel de Ville, quando captou a imagem (assim dizia) de um casal apaixonado se beijando intensamente, enquanto caminhavam na multidão.

Tal fotografia completou o trabalho que ele realizava sobre o romantismo francês, ilustrando a reportagem encomendada pela revista Americana LIFE, batizando a cena com o nome “O beijo do Hotel de Ville“.

Na realidade, a foto não foi ocasional. Doisneau levou o casal da foto ao lado (Françoise Bornet e Jacques Carteaud), para três locais de Paris: a Place de la Concorde, a Rue de Rivoli e o Hôtel de Ville, pedindo que os dois se entrelaçassem com volúpia. Resultou, daí, “O Beijo do Hôtel de Ville” -foto-ícone do romantismo parisiense dos anos 1950.

Como agradecimento, o casal recebeu uma cópia da foto na época.

No ano de 2005, Françoise Bornet (a mulher do beijo), na foto ao lado, já com 75 anos, levou a leilão a foto que guardara por mais de 50 anos, autografada pelo fotógrafo. Um milionário suíço a arrematou. O lance chegou à impressionante marca de 155 mil euros.

Fonte: Folha

2 comentários para “A alma encantadora das ruas de Paris: “O Beijo do Hôtel de Ville”.”

  1. maria de Lourde Navarro disse:

    Esta foto representa para mim, a mais bela expressão do Amor! Manifestei o desejo de tê-a e a recebí como presente de aniversário de uma amiga de NY. Pena que não posso colocá-la sobre a minha cama!

  2. Amiga Maria de Lourdes, essa foto realmente é uma belíssima expressão de amor. Obrigado pela visita ao blog. Volte sempre.
    Oswaldo Amaral

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.