Quem somos

Meu amigo, minha amiga, vou tentar me apresentar em rápidas palavras. Próximo dos setenta, já estou me acostumando com a ideia de ser chamado de septuagenário (parece um palavrão, mas não é!). No decurso desse tempo, casei, tive quatro filhos, dei aulas de ciências e biologia (escrevi 8 livros didáticos), mas sempre me interessei (e muito) por inúmeros outros assuntos, o que fez de mim, sem falsa modéstia, um autodidata muito respeitado pelas centenas de amigos e amigas que amealhei, particularmente, por meio dos programas de rádio que apresentei por muitos anos, em diferentes emissoras. De um desses programas, surgiu um livro (edição esgotada) chamado “Melhores Momentos do Programa “Nova Era”, que se traduziu numa coletânea dos textos mais apreciados pelos ouvintes (muitos deles você encontra neste blog). Como sou de opinião que não se deve nunca “pendurar as chuteiras” (salvo quando for chamado lá de cima), aqui estou para, por meio deste blog, tentar passar aquilo que aprendi durante sete décadas, e “trocar figurinhas”, como se diz popularmente, com você. Gostaria imensamente que o amigo ou amiga participasse deste blog com suas experiências, idéias e sugestões. Não quero ser apenas “uma voz que clama no deserto”, por isso, lhe peço, me ajude a construir um “ponto de encontro” onde amigos trocam idéias e experiências. A propósito, meu nome é Oswaldo Amaral. Mas pode me chamar de amigo. Venha comigo!

125 comentários para “Quem somos”

  1. Amigo Ivan Pedro, tenha certeza, você será sempre bem-vindo aqui no Idade Certa. Por favor, diga como pode colaborar com os seus conhecimentos sobre o assunto mencionado no seu comentário.
    Grande abraço.
    Oswaldo Amaral

  2. ivan pedro j. schiffer disse:

    Prezado amigo Oswaldo Amaral,

    Saudações, espero que o seu dia a dia vem sendo dos mais agradáveis e cheios de boas estórias. Agradeço sua oferta de boas vindas ao seu Bolg inspirador.
    Aproveito a oportunidade para comunicar que está quase pronto o resumo que escrevo a respeito dos Ácidos Graxos Essenciais, discutindo a importância e as controvérsias existentes resultado de centenas de artigos publicados nas mais variadas Midias existentes. Dentro de alguns dias enviarei o trabalho, entrementes desejo ao Senhor e todos que o leem atenciosos cumprimentos.

    Ivan Pdero J.Schifer

  3. ubirajara de souza disse:

    PREZADO OSWALDO BOA TARDE.
    VENHO POR MEIO DESTA CERTIFICAR QUE NOSSO AMIGO IVAN P J SCHIFFER E UM EXEMPLAR VIVO EM CULTURA ALIMENTAR E QUE TEM AS INFORMAÇOES CERTAS PARA O GOVERNO DE ORIENTAÇAO DAS PESSOAS QUE QUEREM PROLONGAR SEUS DIAS DE VIDA ABRAÇOS PARA VOCE OSWALDO PARABENS PELA INICIATIVA E BICALHO PARABENS PARA VOCE TAMBEM QUE CONTINUA CUIDANDO DO CORPO E DA MENTE ABRAÇO A TODOS BIRA B

  4. Amigo Ubirajara, obrigado pelo seu comentário.
    Grande abraço.
    Oswaldo Amaral

  5. Caro amigo, como v. pediu pra ser chamado. Caí aqui em seu blog por um acaso, buscando outras informações. Mas, como acredito que não existem acasos e pra tudo tem um motivo, concluo que cheguei aqui pra ter o enorme prazer de conhecê-lo e a seu trabalho.
    Li, sem parar, a primeira matéria acima de sua apresentação e os comentários que se seguiram sobre os produtos colocados hoje como suplementos alimentares.
    Só pelo começo já sei que é um blog que vai me encantar por inteiro. Vou ler com calma e passarei a acompanhar.
    Só pra me apresentar, sou uma senhora de 65 anos já completados, com 2 filhas quase na idade da loba, três netos com 22, 11 e 9 anos.
    Como hobby constante, a leitura de tudo que surge de folders a literatura. E, como boa leitora gosto também, desde criança, de escrever. Agora, recentemente, consegui montar um blog com a ajuda de meu neto mais velho, porque informática é sempre tão atualizada que a gente vai perdendo o pé. Fui, durante anos, até me aposentar, Diretora Executiva de entidades ligadas à construção civil (IAB, SASP, FNA, ABCI), morando em SP. Há 13 anos moro em Piracicaba.

  6. Seja bem-vinda amiga Sonia. Tenho certeza de que vai gostar do blog. É feito com muito carinho para pessoas como você: inteligentes, exigentes e de bom gosto. Volte sempre. Será sempre bem-vinda.
    Fraternal abraço.

  7. maria jose das graças caramori disse:

    Olá amigo,

    Tenho um pouco menos de descadas nas costas, 6,3, mas ás vezes acho que tenho umas dez , tanta coisa já vivi. Fico contente em saber que voce , assim como eu, quer falar , dizer o que pensa desta vida e ás vezes até desabafar, além de trocar figurinhas. se puder ser o desabafar tem que ser um meio não publico senão posso me complicar….
    Minha área de interesse é a cura pela alimentação. Há mais ou meno uma decada me descobri diabetica e de lá até aqui dá uma novela ou filme que está mais para terror que para comedia, tal minha lita contra a dita cuja insulina, glicazida, metformina! Porisso o negocio do alpiste me chamou a atenção e também fiz parte deste aminho que voce fez e nada encontrei de positivo. Mas por outro lado pensei e ainda penso se não mata passarinho que é masi frágil como poderá me matar? Fui criada no mato até mais ou menos 15 anos, tomando leite cru, queijo de tabua e gabiroba e goiaba bichada, cane de caça (tatu) que hoje nem pensar, mas estou aqui. Não fosse o diabetes diria em saude total. Mas mesmo assim ainda não me dei por vencida. Prativco em medica duas horas e até tres de exercicios, continuo tomando dois antidfiabeticos dos quais um tomei ontem a decisão pessoal de suspender.
    Conheci muita gente boa e muita gente ruim nesta área de saude e até pela internete. Acredito piamente que há forças superiores que atuam para que uma grande convergencia destes conflitos de natureza de qualidade de vida, pois nascemos para uma comunhão universal de felicidade, tipo Fernando Pessoa, entende? Coisa de louco? Pode ser não faz diferença. Vou correr o risco do alpiste, já estou correndo, deseje-me boa sorte!@!!! grande e fraternal abraço.

  8. Amiga Maria José, que você realmente tenha muita sorte com o alpiste (hehehe). A sua “dieta”, quando mais jovem, foi da melhor qualidade. Nunca se arrependa disso. Obrigado pela visita ao blog. Volte sempre. Será sempre bem-vinda.
    Grande e fraternal abraço.

  9. maria thereza de barros camargo disse:

    Oswaldo Amaral, irmãoamigo,

    É assim que chamo todas as pessoas, indiscriminadamente. todo ser humano é meu irmão, pois somos todos Um no Pai. Parabéns por sesu blog.
    Não sou criança, completei 84 em maio deste ano, mas estou na ativa completamente. Levo tudo no ritmo que consigo. Vou fazendo tudo, no meu ‘passinho de jocotó’. Arquiteta de graduação, poeta por paixão e amiga de Papai do Céu por verdadeiro amor. espero ler você muito em seu blog e contribuir no que eu saiba.

    Amo você cada vez mais para aprender a me amar cada vez melhor.

    Maria Thereza

  10. maria thereza de barros camargo disse:

    Oswaldo Amaral, irmãoamigo,

    É assim que chamo todas as pessoas, indiscriminadamente. todo ser humano é meu irmão, pois somos todos Um no Pai. Parabéns por sesu blog.
    Não sou criança, completei 84 em maio deste ano, mas estou na ativa completamente. Levo tudo no ritmo que consigo. Vou fazendo tudo, no meu ‘passinho de jocotó’. Arquiteta de graduação, poeta por paixão e amiga de Papai do Céu por verdadeiro amor. espero ler você muito em seu blog e contribuir no que eu saiba.

    Amo você cada vez mais para aprender a me amar cada vez melhor.

    Maria Thereza

    enviei este comentário e surgiu uma nota que considerei sem senstido que dizia:

    “Comentário repetido, você já disse isso….”
    Como jamais entrei aqui, como posso ter dito isso em outra vez se nunca houve OUTRA VEZ?

  11. maria thereza de barros camargo disse:

    parabéns! meu comentário foi feito no envio anterior. obrigada!

  12. Amiga e irmã Maria Thereza é um enorme prazer recebê-la aqui em nosso blog. Ele se destina a pessoas como você: inteligentes e de bom gosto. Volte sempre. Será sempre muito bem-vinda.
    Fraternal abraço.
    Oswaldo Amaral

  13. Prezado Oswaldo!
    Estou conhecendo hoje o seu blog e gostei imensamente do que vi até o momento. Cheguei até aqui procurando por uma determinada crônica – que infelizmente não encontrei. Mas, pelo que pude sentir, o blog é muito interessante. Vou conhecê-lo melhor para que possa fazer uma maior interação com o amigo.
    Grande abraço.

  14. Arnaldo é uma satisfação muito grande ter um novo amigo. Obrigado pelas palavras elogiosas. Volte sempre. Será sempre bem-vindo.
    Grande abraço.

  15. Rita Thelma Fernandes disse:

    Oswaldo Amaral gostei ,nao tenho idade pois gostei de tudo que esta ai para alguns estou velha 53 anos para outro nova e o inverso da adolecescia ,mas se me aeitar ficarei feliz ,estou muito no facebook,buscando espiritalidade divertimento e repassando o que acho bom,conheço Sirio Silva ,que sempre foi uma forte inspiraçao.

  16. Vanuzia Carneiro disse:

    Saudações me permita um espaço pois ja cheguei ao limite do limite de autosuperaçao desejo denunciar e tornar publica que é crime voce discriminar isolar constranger humilhar banir do convivio social da afetividade de uma neta de 07 anos que ao dar uma paçoca te pergunta se está envenenada!!!Deixo aqui meu repudio meu grito de dor e brado de justiça a sociedade que tambem julga generaliza e é omissa em todos os orgãos de defesa seja no Ministerio Publico Gedef nas redes de proteçao a mulher do estado da Bahia onde engavetam descaracterizam desqualificam nossos processos de denuncia de PSICOFOBIA por parte do nucleo familiar que deveria nos amparar proteger insentivar estimular respeitar como seresh umanos com certas diferenças e limitaçoes.Quero tornar publico seja nas redes sociais para que chegue ao Senado onde eles criam as leis modificam elas conforme suas conveniencias partidarias.A vida de quem tem algum transtorno mental é de total isolamento seje no meio que vivemos.Meu cidF20.0 sou esquisofrenica mas não me generalizem com os fatos que a midia mostrou de assassinatos em cinema e outros.Existem varios tipos de esquisofrenia e somos marginalizados como ameaça a paz ou que a qualquer momento podemos dar um surto e sair matando.Que especie de era cibernetica onde a informaçao chega de hemisferio a hemisferio e tem uma visao desumana e limitada apartir dos proprios medicos psiquiatras que vivem da doença .e preciso evoluir a prevençao nao somos ratos de laboratorios da industria farmaceuticas.Somos seres humanos que precisamos de afetividade alem de psicotropicos e de compreensão diante de nossas limitações.Queremos que a lei 10.216/2002 seje executada com humanidade e respeito visando a recuperação e a inserção na familia,trabalho e comunidade.Garantir e proteger nossos direitos.Vanuzia Carneiro 47 anos um casal de filhos alienados pela minha genitora e uma neta de 07 anos que nao me permitem conviver.QUERO JUSTIÇA!!!Salvador-Bahia-Brasil

  17. Carla Gamba disse:

    Parabéns amigo Oswaldo, estou realizando uma pesquisa para a construção de um blog durante todo o dia de hoje, e estou há mais de uma hora “estacionada” no seu blog… Quanto conteúdo! Que diversidade! Muito bom. Trabalhamos com Tratamento Odontológico Intensivo há mais de 10 anos, e agora vamos inaugurar um Spa em Odontologia… Procurei algo sobre o tema, mas não encontrei. Visite nosso site, estamos há algum tempo na estrada, sempre pensando em inovar.Bem mais uma vez, Parabéns pelo seu belíssimo trabalho.

  18. OBRIGADO CARLA, FICO FELIZ QUE GOSTOU. VOLTE SEMPRE. .SERÁ SEMPRE BEM-VINDA.

  19. Zeca disse:

    Amaral, em 1969 conheci vc, Sardella, Domingos, Osvaldinho…que tempo bom. Luis Melo, Cida, Marlene, Bantim, Doli (a de geografia, não a ovelha). Bar do Jarrão, que saudade. Há alguns anos perguntei de vc para o Sardella e ele me disse que haviam te procurado (ele e o Edgar Mateus) mas vc havia sumido. Outro dia estava lembrando daqueles anos malucos e digitei seu nome no Google: não é que vc apareceu!!!!! A gente dava muita risada naqueles tempos. Vc dizia para nós: – Voces são excepcionais. Aí é que a gente ria mais. Tinha a Neuza, que fazia as perguntas mais descabidas e outros excepcionais.
    Escreva para o meu e-mail, caso queira falar mais daqueles tempos. Vamos rir um bocado.
    Abração de quem te respeita até hoje pela capacidade intelectual e integridade moral.
    Zeca

  20. Amigo Zeca, que satisfação falar com você depois de tantos anos!!! Realmente, foi uma época inesquecível. Infelizmente, também perdi o contato com todos esses amigos (e muitos outros) que você citou. Se por acaso você se comunica com algum ou alguns deles, por favor, passe-lhes o seguinte e-mail: olsa@bol.com.br. Use-o para que possamos “trocar figurinhas” (hehehehe).
    Um grande abraço para você amigão.

  21. André Luis disse:

    Olá Oswaldo,

    Procurando me aprofundar mais nas melhores formas de tratar hipertensão arterial, (acabei de saber a pouco que a minha está alterada), eis que encontro seu blog, o qual achei interessante demais, principalmente a receita com o azeite e alho, já gosto de azeite, de alho nem tanto, mas vou começar. Um forte abraço e obrigado pela dica!

  22. Amigo André Luis, também sou um hipertenso. Temos que estar sempre atentos, mas com mínimos cuidados vamos levando uma vida normal. Realmente, o mais importante (o que é difícil de ser feito) é evitarmos os alimentos que apresentam excesso de sal na sua composição. Coisas como os embutidos, salgadinhos, etc.
    Ah, não esqueça de eliminar o saleiro da mesa durante as refeições.
    Obrigado pela visita ao blog. Volte sempre. Será sempre bem-vindo.
    Um abraço.

  23. Nadia Elvira disse:

    Olá Oswaldo Amaral, boa tarde!
    Dei um google, procurando caixas de papelão para brindes, trabalho com mkt, achei o seu texto “As caixas de Deus” rs que privilégio o meu!
    Li sua apresentação e a frase “do skate a bengala, a melhor idade é a sua” que de certa forma, é incentivador pra quem está chegando aos 50…. vou continuar visitando.
    Abraço e parabéns!
    Nadia

  24. Amiga Nadia, obrigado pela visita. Que bom que gostou do blog. Volte sempre. Será sempre muito bem-vinda.
    Fraternal abraço

  25. Antonio D´Agostini disse:

    Prezado Oswaldo.

    Você estudou no Colégio Nossa Senhora do Carmo dos Irmãos Maristas?
    Caso positivo, gostaria de enviar um power-point com fotos do colégio, Irmãos Maristas (Ir. Leonardo, Miguel Eduardo, Norberto José, Waldomiro Maria, Felício Teixeira, Ivo Bernardo, Delfim Elias, José Martinez e outros) e de diversas turmas que passaram pelos corredores do Colégio que não existe mais, porém, ficou marcado em nossas memórias.
    Att.
    Antonio F. D´Agostini.

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.